quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Daniel 1, 1-21



Daniel na corte do rei da Babilônia
  No terceiro ano do reinado de Joaquim em Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, chegou a Jerusalém e pôs cerco à cidade. O Senhor entregou, então, em suas mãos o rei de Judá, Joaquim, e parte dos objetos da Casa de Deus. Ele levou tudo para a terra de Senaar e guardou os objetos no tesouro do templo dos seus deuses.
  Depois o rei deu a ordem a Asfenez, o chefe do pessoal,
para escolher entre os israelitas, da família real ou da nobreza, alguns jovens sem qualquer defeito físico e de boa aparência, instruídos em toda a espécie de sabedoria, práticos no conhecimento, gente de ciência, capazes de servir na corte do rei. Ordenou também que se ensinasse a eles a literatura e a língua dos caldeus. O rei determinou que a alimentação diária deles fosse do seu próprio cardápio, e o vinho da mesa real. Deveriam ser revigorados durante três anos, antes de comparecer à presença do rei. Entre eles estavam Daniel, Ananias, Mizael, Misac, e Azarias, Abdênago.
  Daniel decidiu que não iria se contaminar com as comidas e o vinho da mesa do rei. Pediu, então, ao chefe do pessoal que o dispensasse dessa contaminação. Deus fez com que Daniel ganhasse a simpatia daquele chefe do pessoal. Este lhe disse: "Eu só temo o meu senhor, o rei, que determinou pessoalmente o que deveríeis comer e beber! Se ele notar os vossos rostos mais pálidos do que os dos outros jovens da mesma idade, vós me estareis condenando à morte perante o rei". Daniel disse, então, ao guarda a quem o chefe do pessoal havia confiado Daniel, Ananias, Mizael a Azarias: "Faze uma experiência com os teus servos: durante dez dias tu no darás para comer apenas vegetais e só água para beber. Depois, vais comparar a nossa aparência com a dos outros jovens que comem do cardápio do rei. Então, poderás fazer dos teus servos o que quiseres".
  Ele aceitou a proposta e fez a experiência por dez dias. Ao final dos dez dias eles estavam com melhor aparência e corpo mais sadia do que todos os outros jovens que comiam do cardápio do rei. A partir de então o guarda definitivamente eliminou aquelas iguarias e o vinho da alimentação deles, fornecendo-lhes apenas vegetais.
  Aos quatro rapazes Deus concedeu o conhecimento e a compreensão de toda a literatura, bem como a sabedoria e, a Daniel, especialmente, o dom de interpretar toda espécie de visão ou sonho.
  Ao fim do período determinado pelo rei para que os rapazes fossem apresentados, o Chefe do Pessoal levou-os à presença de Nabucodonossor. O rei conversou com eles e não encontrou ninguém melhor do que Daniel, Ananias, Mizael e Azarias. Daí em diante eles ficaram prestando serviços diretamente ao rei.
  Por tudo o que procurou saber deles em termos de conhecimento e sabedoria, o rei os considerou dez vezes mais capazes do que todos os sábios e magos que havia no império. Aí permaneceu Daniel até o primeiro ano do rei Ciro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Jovem Católico. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator